terça-feira, fevereiro 19, 2008

O "Avante" faz 77 anos!
.
Foi no dia 15 de Fevereiro de 1931 que este jornal se publicou pela primeira vez, já o Partido Comunista Português, do qual passou a ser órgão central, se encontrava na clandestinidade, após o golpe reaccionário de 1936, a que se seguiu a ditadura fascista.
.
Durante este período ele foi a voz irreprimivel do PCP, da classe operária e de todos os trabalhadores, dos explorados e oprimidos de Portugal. Foi num País amordaçado um órgão de informação livre e verdadeiro. Foi um órgão de consciencialização e orientação, um mobilizador das massas populares na luta pelo pelo pão, pela liberdade, pela independência nacional, pela independência dos povos das colónias.
Com a Revolução de Abril, para a qual tanto contribuiu, organizando a resistência, a luta e a unidade, abriu-se as portas da legalidade para o "Avante". A 17 de Maio de 1974 sai o 1º "Avante" em Liberdade.
.
Desde então Semanário, reflecte não apenas a vida quotidiana nacional e internacional mas transporta em si a voz do PCP impulsionando, desta forma, a transformação da Sociedade. Leva aos seus leitores o ponto de vista dos comunistas, os seus ideiais de Liberdade e Democracia, as prespectivas do Socialismo e do Comunismo.
.
O "Avante" resistindo aos melhores ataques da polícia fascista (assaltos a tipografis, prisões, torturas e mesmo assassinatos de alguns militantes que participavam na sua feitura) e a outros tantos à Liberdade e Democracia, a voz dos Comunistas chegou sempre regularmente aos trabalhadores e assim continuará a ser!
.
Saudação aos obreiros de ontem e de hoje deste grande jornal.
.
Hasta la vitória siempre!